DISQUE 100 ABRE NOVO CANAL PARA LOCALIZAR CRIANÇAS DESAPARECIDAS NO RS

O Disque 100, gerido pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), abriu um canal específico para receber informações sobre crianças e adolescentes desaparecidos ou desacompanhados dos pais devido à tragédia climática que atinge o Rio Grande do Sul desde o início do mês.
Após discar 100, a população pode acionar a opção 0 (zero), sobre desaparecidos em razão das chuvas e enchentes, informou a pasta. Em seguida, na primeira opção, a gravação eletrônica disponibiliza espaço para recebimento de informações sobre crianças e adolescentes desaparecidos ou desacompanhados de pais ou responsáveis, em articulação com o Tribunal de Justiça do RS e Conselhos Tutelares.
Na opção 2, a sociedade pode relatar sobre o desaparecimento de pessoas em geral. Ao teclar 3, a população tem a oportunidade de solicitar resgate imediato ou apresentar informações para resgate de pessoas conhecidas.
Na quarta opção, é possível pedir ajuda aos municípios atingidos. Por fim, ao digitar a tecla 5, o cidadão pode se voluntariar a trabalhar na região ou oferecer doações. “Todas as opções fazem parte da força-tarefa do Disque 100 para contribuir na otimização de esforços em razão do estado de calamidade no RS”, informou o ministério, em nota.
Segundo as informações mais recentes da Defesa Civil gaúcha, foram registradas 100 mortes em decorrência do mau tempo no Rio Grande do Sul. Outras 128 pessoas estão desaparecidas. Há ainda 66.761 pessoas acolhidas em abrigos e um total de 163.720 desalojados.
Protocolo
Ainda de acordo com a pasta de Direitos Humanos, os operadores da central do Disque 100 recebem treinamento para lidar com as questões relativas à situação no Rio Grande do Sul.
“Qualquer pessoa de qualquer local do Brasil pode utilizar os canais disponibilizados para reportar denúncias, solicitar ajuda ou orientações relacionadas às recentes tempestades que assolaram o estado do Rio Grande do Sul, assim como questões relacionadas a crianças e adolescentes desaparecidos ou separados de seus responsáveis”, frisou o ministério.
Para entrar em contato com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, basta discar 100 do telefone fixo ou celular. O canal também pode ser acessado por meio do WhatsApp (61) 99611-0100; Telegram (digitar “direitoshumanosbrasil” na busca do aplicativo); e site do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, disponível também para videochamadas em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O MDHC tem atuado também junto com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para fazer o levantamento de quem perdeu documentos básicos de identificação civil durante as enchentes que assolam o estado gaúcho, de modo a agilizar a emissão de segundas vias.//ABRASIL

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Circle K fuel day está de volta

Circle K fuel day está de volta

Prepare-se! A Circle K está se preparando para uma comemoração emocionante que você não vai querer perder. Na quinta-feira, 21 de novembro, a Circle K está sediando o Circle K

Estados Unidos deportam 157 brasileiros com antecedentes criminais

Estados Unidos deportam 157 brasileiros com antecedentes criminais

O Departamento de Imigração dos Estados Unidos (ICE) deportou 157 brasileiros, todos com antecedentes criminais graves no Brasil, incluindo tráfico de drogas, roubo, exploração sexual de crianças e outros delitos.

Brasileiro procurado por roubo no Brasil é preso nos Estados Unidos

Brasileiro procurado por roubo no Brasil é preso nos Estados Unidos

O brasileiro Dhennefer Ferreira Pires, de 31 anos, foi preso no dia 14 de novembro em Framingham, Massachusetts. Ele era foragido no Brasil por crime de roubo e depois de

Espanha legalizará centenas de milhares de imigrantes sem documentos nos próximos 3 anos

Espanha legalizará centenas de milhares de imigrantes sem documentos nos próximos 3 anos

A Espanha legalizará cerca de 300 mil imigrantes sem documentos por ano, a partir de maio próximo e até 2027, disse a ministra da Imigração do país na quarta-feira (20).

Brasileiras presas por engano na Alemanha em 2023 têm visto cancelado para os EUA

Brasileiras presas por engano na Alemanha em 2023 têm visto cancelado para os EUA

Em 2023, o Brasil acompanhou a saga de Kátyna Baía e Jeanne Paolini, que tiveram as malas trocadas no Aeroporto de Guarulhos por uma bagagem com drogas e foram presas

Plano de deportação em massa de Trump tem como alvo grupos específicos de imigrantes

Plano de deportação em massa de Trump tem como alvo grupos específicos de imigrantes

O presidente eleito Donald Trump afirma que realizará o maior esforço de deportação da história dos Estados Unidos, uma promessa que causou inquietação nas comunidades de imigrantes. “Para ser sincero,