Autoridades de deportação da Operação de Cumprimento e Remoção (ERO) de Boston informaram a deportação de um fugitivo brasileiro procurado por crimes com armas de fogo em Minas Gerais. Ronaldo Marcos da Silva, de 37 anos, foi deportado para o Brasil em 23 de abril.
O 2º Tribunal Criminal de Caratinga acusou Ronaldo em 14 de abril de 2012, pelo crime de porte ilegal de armas restritas. Ele então entrou ilegalmente nos Estados Unidos em uma data e local desconhecidos, sem ser inspecionado, admitido ou liberado por um oficial de imigração dos EUA. As autoridades o prenderam perto de El Paso, Texas, em 17 de maio de 2019. Ronaldo foi liberado sob fiança em 21 de maio de 2019.
O brasileiro foi condenado em Minas Gerais, em 20 de janeiro de 2023, e sentenciado a três anos de prisão. O tribunal criminal de Caratinga emitiu um mandado de prisão para Ronaldo Marcos da Silva em 7 de fevereiro de 2023.
Agentes de deportação da ERO de Boston prenderam o brasileiro em Plymouth em 12 de setembro de 2023, e ele foi mantido sob custódia aguardando o resultado de seus procedimentos de deportação. Um juiz de imigração ordenou a remoção de Ronaldo em 23 de fevereiro, e os agentes da ERO cumpriram a ordem do juiz e o devolveram ao Brasil.
“Ronaldo Marcos da Silva tentou fugir de uma condenação por armas em seu país de origem escondendo-se em Massachusetts”, disse o Diretor da ERO em Boston, Todd M. Lyons. “Não permitiremos que nossas comunidades de New England se tornem refúgios para criminosos que esperam escapar da justiça. A ERO de Boston continuará priorizando a segurança de nossos residentes, capturando e removendo os infratores não cidadãos mais graves de nossas comunidades de New England.”//AUSA