Cidadania italiana não vai acabar para brasileiros, garante CEO da Terra Nostra

Apesar das notícias sobre a tramitação de um projeto de lei que dificultaria o reconhecimento da cidadania italiana para estrangeiros, o direito dos brasileiros ítalo-descendentes deve continuar assegurado, afirma o advogado e CEO da Terra Nostra Cidadania, Vagner Cardoso.

Tramita no senado italiano o Disegno di Legge 752, que propõe dificultar o processo de obtenção da cidadania italiana, com restrições como comprovação da ascendência em linha reta até a terceira geração de cidadãos italianos, a fluência no idioma italiano no nível B1 (intermediário) ou a necessidade de comprovar residência na Itália por pelo menos um ano ininterrupto.   

No entanto, segundo Vagner Cardoso, que é especialista em Direito Internacional e advoga no Brasil, na Itália e em Portugal, as chances de aprovação do projeto da forma como foi redigido são mínimas, pois exigiriam alterações na constituição italiana.

“Embora tenhamos visto diversos alardes informando que esse direito poderá ser tirado dos descendentes brasileiros, a preocupação não se aplica. A constituição italiana continua garantindo o direito à cidadania ‘jus sanguinis’ a qualquer descendente de italiano, mesmo morando fora do Brasil”, afirma o advogado. 

Atualmente, os pedidos de reconhecimento de cidadania italiana podem ser solicitados pelas vias judicial ou administrativa. O processo via judicial é o mais vantajoso, permite a entrada de vários requerentes, sem necessidade de viajar para a Itália ou aguardar filas do consulado e pode ficar pronto mais rápido.

São diversos os benefícios da cidadania italiana para os brasileiros, incluindo acesso a 194 países – inclusive os EUA – sem a necessidade de visto específico, livre circulação e liberdade de moradia em todo o território da União Europeia, permissão para trabalho e estudo nos países da UE e direito de transmitir a cidadania aos descendentes.

Com mais de 23 anos de mercado, a Terra Nostra é referência em cidadania italiana. Possui escritórios no Brasil, nos EUA e na Itália e é a única que garante a devolução de 100% dos honorários se o reconhecimento for recusado, além de facilitar o investimento em 24x sem juros. Mais detalhes: tncidadania.com.br

*Texto e foto enviados por Terra Nostra

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Circle K fuel day está de volta

Circle K fuel day está de volta

Prepare-se! A Circle K está se preparando para uma comemoração emocionante que você não vai querer perder. Na quinta-feira, 21 de novembro, a Circle K está sediando o Circle K

Estados Unidos deportam 157 brasileiros com antecedentes criminais

Estados Unidos deportam 157 brasileiros com antecedentes criminais

O Departamento de Imigração dos Estados Unidos (ICE) deportou 157 brasileiros, todos com antecedentes criminais graves no Brasil, incluindo tráfico de drogas, roubo, exploração sexual de crianças e outros delitos.

Brasileiro procurado por roubo no Brasil é preso nos Estados Unidos

Brasileiro procurado por roubo no Brasil é preso nos Estados Unidos

O brasileiro Dhennefer Ferreira Pires, de 31 anos, foi preso no dia 14 de novembro em Framingham, Massachusetts. Ele era foragido no Brasil por crime de roubo e depois de

Espanha legalizará centenas de milhares de imigrantes sem documentos nos próximos 3 anos

Espanha legalizará centenas de milhares de imigrantes sem documentos nos próximos 3 anos

A Espanha legalizará cerca de 300 mil imigrantes sem documentos por ano, a partir de maio próximo e até 2027, disse a ministra da Imigração do país na quarta-feira (20).

Brasileiras presas por engano na Alemanha em 2023 têm visto cancelado para os EUA

Brasileiras presas por engano na Alemanha em 2023 têm visto cancelado para os EUA

Em 2023, o Brasil acompanhou a saga de Kátyna Baía e Jeanne Paolini, que tiveram as malas trocadas no Aeroporto de Guarulhos por uma bagagem com drogas e foram presas

Plano de deportação em massa de Trump tem como alvo grupos específicos de imigrantes

Plano de deportação em massa de Trump tem como alvo grupos específicos de imigrantes

O presidente eleito Donald Trump afirma que realizará o maior esforço de deportação da história dos Estados Unidos, uma promessa que causou inquietação nas comunidades de imigrantes. “Para ser sincero,