O Japão está enfrentando um aumento significativo nos casos de infecção pela bactéria Streptococcus pyogenes, também conhecida como “bactéria carnívora”. Essa bactéria pode causar a síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS), uma condição grave que leva à necrose dos tecidos e tem uma taxa de letalidade estimada em 30%.
Em 2023, foram registrados 941 casos de STSS no Japão, e nos primeiros meses de 2024, já foram contabilizadas 517 infecções. Tóquio, em particular, teve 88 casos confirmados neste ano, em comparação com 144 no ano passado.
Os sintomas da infecção incluem febre alta, dor de garganta, dor muscular, náuseas, vômitos, diarreia, além de possíveis complicações como pneumonia, meningite e falência de órgãos. A transmissão ocorre por gotículas respiratórias, contato físico ou através de feridas abertas.
A causa do aumento dos casos ainda está sendo investigada, mas algumas hipóteses sugerem a presença de uma variante mais transmissível da bactéria, possivelmente exacerbada pela redução das medidas de proteção contra a COVID-19.
As autoridades de saúde recomendam a adoção de medidas de higiene, como lavar as mãos regularmente e o uso de máscaras, especialmente em áreas com alta incidência da infecção.//NGENTE