MÉDICOS DOS EUA LIGAM ALERTA PARA EMERGÊNCIA GLOBAL DE MPOX

Na quinta -feira (15), a OMS declarou que o surto de varíola do macaco (Mpox) na África é uma emergência de saúde global de interesse nacional, o mais alto nível de alarme de acordo com a legislação internacional de saúde.

Uma cepa mais mortal do vírus, a clade Ib, está se espalhando rapidamente pela República Democrática do Congo e atingiu pelo menos quatro países da África que não haviam sido afetados anteriormente. O número de casos passa de 17.000 e 500 pessoas já morreram. O risco de propagação internacional é “muito preocupante”, de acordo com as autoridades.

Os especialistas nos já estão atentos a qualquer possibilidade do vírus se espalhar além do continente africano. Na quinta-feira (15) foi registrado o primeiro caso da nova cepa na Suécia.

“É uma preocupação muito razoável que isso não fique isolado na África”, disse o Dr. Steven Santiago, diretor de marketing da Care Resource.

A última vez que a disseminação do mpox foi declarada uma emergência de saúde global foi em 2022, quando o vírus altamente contagioso chegou à Europa.

“Há todos os motivos para acreditar que isso acontecerá novamente, a menos que consigamos controlar a situação em breve”, disse Santiago.

Isso acontecerá por meio de ajuda e recursos para a África a fim de mitigar a disseminação, que acontece por meio de contato físico e sexual com pessoas infectadas, ou roupas de cama e vestuário contaminados.

A mpox começa com sintomas semelhantes aos da gripe.

“Dor de cabeça, dores no corpo, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, febre e, em seguida, geralmente alguns dias depois, começa uma erupção cutânea, que se parece com espinhas, com um buraco no meio”, disse Santiago.

Ele diz que os casos nos Estados Unidos têm sido baixos desde a disseminação de 2022 – menos de 60 pessoas morreram entre os 30.000 casos.

“Por enquanto, não acho que haja necessidade de alarme extremo”, disse Santiago. “Os casos que estamos vendo nos Estados Unidos nos últimos dois anos foram quase todos de pessoas que não foram completamente vacinadas ou que simplesmente não foram vacinadas.”

Santiago também disse que os departamentos de saúde locais têm vacinas em estoque se houver necessidade.

Fonte: CNN

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Circle K fuel day está de volta

Circle K fuel day está de volta

Prepare-se! A Circle K está se preparando para uma comemoração emocionante que você não vai querer perder. Na quinta-feira, 21 de novembro, a Circle K está sediando o Circle K

Estados Unidos deportam 157 brasileiros com antecedentes criminais

Estados Unidos deportam 157 brasileiros com antecedentes criminais

O Departamento de Imigração dos Estados Unidos (ICE) deportou 157 brasileiros, todos com antecedentes criminais graves no Brasil, incluindo tráfico de drogas, roubo, exploração sexual de crianças e outros delitos.

Brasileiro procurado por roubo no Brasil é preso nos Estados Unidos

Brasileiro procurado por roubo no Brasil é preso nos Estados Unidos

O brasileiro Dhennefer Ferreira Pires, de 31 anos, foi preso no dia 14 de novembro em Framingham, Massachusetts. Ele era foragido no Brasil por crime de roubo e depois de

Espanha legalizará centenas de milhares de imigrantes sem documentos nos próximos 3 anos

Espanha legalizará centenas de milhares de imigrantes sem documentos nos próximos 3 anos

A Espanha legalizará cerca de 300 mil imigrantes sem documentos por ano, a partir de maio próximo e até 2027, disse a ministra da Imigração do país na quarta-feira (20).

Brasileiras presas por engano na Alemanha em 2023 têm visto cancelado para os EUA

Brasileiras presas por engano na Alemanha em 2023 têm visto cancelado para os EUA

Em 2023, o Brasil acompanhou a saga de Kátyna Baía e Jeanne Paolini, que tiveram as malas trocadas no Aeroporto de Guarulhos por uma bagagem com drogas e foram presas

Plano de deportação em massa de Trump tem como alvo grupos específicos de imigrantes

Plano de deportação em massa de Trump tem como alvo grupos específicos de imigrantes

O presidente eleito Donald Trump afirma que realizará o maior esforço de deportação da história dos Estados Unidos, uma promessa que causou inquietação nas comunidades de imigrantes. “Para ser sincero,