Autoridades de imigração admitem falhas na monitorização de crianças migrantes não acompanhadas

O Departamento de Segurança Interna dos EUA revelou uma grave falha na gestão de casos envolvendo crianças migrantes não acompanhadas, conforme um relatório enviado ao Congresso na terça-feira (20). O documento aponta que a agência de Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE) não tem conseguido acompanhar todas as crianças migrantes não acompanhadas após sua liberação da custódia do governo. O documento detalha que, nos últimos cinco anos, mais de 32 mil crianças migrantes não acompanhadas falharam em comparecer às suas audiências judiciais de imigração, e o ICE não conseguiu localizar todas essas crianças, destacando que a falta de monitoramento pode expô-las a riscos como tráfico, exploração e trabalho forçado.
O relatório é parte de uma auditoria mais ampla sobre a capacidade do ICE de rastrear essas crianças após sua liberação ou transferência das autoridades dos EUA. Entre 2019 e 2023, um período que abrange as administrações Trump e Biden, mais de 448 mil crianças migrantes não acompanhadas foram transferidas da custódia do ICE para o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS), responsável por alocá-las com patrocinadores ou em lares temporários.
Após entrevistar mais de 100 funcionários e visitar dez escritórios de campo do ICE, o inspetor geral concluiu que os oficiais de imigração não conseguem monitorar sempre a localização e o status das crianças após a liberação, resultando em ausências frequentes em tribunal. Em muitos casos, quando as crianças não comparecem às audiências, os juízes federais acabam emitindo ordens de deportação.
O relatório também revelou que, até maio de 2024, mais de 291 mil crianças não acompanhadas não haviam sido colocadas em processos de deportação devido à falta de notificações ou agendamento de audiências pelo ICE. Isso sugere que o número real de crianças que falharam em comparecer pode ser muito maior do que 32 mil.
O documento aponta ainda para desafios significativos enfrentados pelo ICE, incluindo falta de pessoal e recursos inadequados para a emissão de notificações e a manutenção de informações sobre as crianças. O relatório recomenda o desenvolvimento de um sistema automatizado para documentar as audiências judiciais e manter informações de endereço.
Em resposta, os oficiais da agência concordaram com a recomendação de implementar um mecanismo de rastreamento automatizado, mas destacaram que o relatório não abordou completamente os desafios estruturais que complicam o rastreamento das crianças migrantes.
Fonte: ABC News

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Circle K fuel day está de volta

Circle K fuel day está de volta

Prepare-se! A Circle K está se preparando para uma comemoração emocionante que você não vai querer perder. Na quinta-feira, 21 de novembro, a Circle K está sediando o Circle K

Estados Unidos deportam 157 brasileiros com antecedentes criminais

Estados Unidos deportam 157 brasileiros com antecedentes criminais

O Departamento de Imigração dos Estados Unidos (ICE) deportou 157 brasileiros, todos com antecedentes criminais graves no Brasil, incluindo tráfico de drogas, roubo, exploração sexual de crianças e outros delitos.

Brasileiro procurado por roubo no Brasil é preso nos Estados Unidos

Brasileiro procurado por roubo no Brasil é preso nos Estados Unidos

O brasileiro Dhennefer Ferreira Pires, de 31 anos, foi preso no dia 14 de novembro em Framingham, Massachusetts. Ele era foragido no Brasil por crime de roubo e depois de

Espanha legalizará centenas de milhares de imigrantes sem documentos nos próximos 3 anos

Espanha legalizará centenas de milhares de imigrantes sem documentos nos próximos 3 anos

A Espanha legalizará cerca de 300 mil imigrantes sem documentos por ano, a partir de maio próximo e até 2027, disse a ministra da Imigração do país na quarta-feira (20).

Brasileiras presas por engano na Alemanha em 2023 têm visto cancelado para os EUA

Brasileiras presas por engano na Alemanha em 2023 têm visto cancelado para os EUA

Em 2023, o Brasil acompanhou a saga de Kátyna Baía e Jeanne Paolini, que tiveram as malas trocadas no Aeroporto de Guarulhos por uma bagagem com drogas e foram presas

Plano de deportação em massa de Trump tem como alvo grupos específicos de imigrantes

Plano de deportação em massa de Trump tem como alvo grupos específicos de imigrantes

O presidente eleito Donald Trump afirma que realizará o maior esforço de deportação da história dos Estados Unidos, uma promessa que causou inquietação nas comunidades de imigrantes. “Para ser sincero,