O Distrito Escolar do Condado de Berkeley diz que está vendo mais ameaças neste momento do ano letivo em comparação aos anos anteriores e alguns pais dizem que temem mandar seus filhos para a escola.
“Você não sabe o que fazer, mas todos os dias seus filhos vão embora e você pensa: ‘E se?'”, disse Amanda Bird, mãe das Escolas do Condado de Berkeley, lutando contra as lágrimas.
E a mãe emocionada Dani Freeman diz que os pensamentos começam na fila de caronas da manhã.
“Eu os deixo sair do carro de manhã e digo que os amo”, disse Freeman. “Abraço-os com mais força porque tenho medo de que seja o último dia em que a verei.”
O Distrito Escolar do Condado de Berkeley diz que investigou quatro ameaças até agora neste ano letivo. Uma das ameaças aconteceu na quarta-feira de manhã.
O Diretor de Segurança e Gestão de Emergências do Distrito Escolar do Condado de Berkeley, Tim Knight, diz que acredita que é a maior ameaça que ele viu até agora neste momento do ano letivo. No entanto, nenhuma foi determinada como confiável.
“Nossa atitude em relação a essas ameaças é tolerância zero”, disse Knight.
O chefe de polícia de Moncks Corner, Stephen Young, disse que eles acabaram de acusar um garoto de 12 anos, cujo nome não foi compartilhado devido à idade, de ameaças a estudantes e comunicação ilegal. A polícia tomou conhecimento de uma publicação nas redes sociais sobre uma ameaça de tiroteio na Berkeley Middle School na segunda-feira.
“Tratamos cada ameaça como uma ameaça real e como uma ameaça crível”, disse Young. “E investigamos até determinarmos que não é.”
O aluno foi liberado para seus pais e terá que comparecer ao tribunal de família. O Distrito Escolar do Condado de Berkeley suspendeu o aluno enquanto aguarda uma audiência disciplinar.
Knight diz que, até onde ele se lembra, esta é a pessoa mais jovem acusada de uma ameaça contra uma de suas escolas.
Ele também diz que ninguém foi acusado nas outras três ameaças, pois essas investigações ainda estão em andamento. Essas três incluem uma ameaça à Cane Bay High School e duas ameaças genéricas mencionando o distrito sem escolas específicas. Eles dizem que a ameaça contra a Cane Bay High tem o FBI envolvido.
Ele explica que se um aluno é punido pela lei, o distrito age imediatamente.
“Faremos a mesma coisa da nossa parte no que diz respeito ao distrito escolar”, disse Knight. “Até a expulsão.”
O distrito e a polícia dizem que o número de relatos nas redes sociais sobre essas supostas ameaças tornou muito mais difícil encontrar a fonte.
“Não republique”, disse Knight. “Não fique online e deixe milhares de pessoas assustadas e aterrorizadas porque muitas vezes não é verdade.”
Freeman diz o contrário.
“Se não tivesse sido postado nas redes sociais, muitos de nós não saberíamos”, disse Freeman. “E eu sei que estamos sendo solicitados a não postar, mas não posso deixar de pensar que, por causa das pressões das redes sociais, muito disso está sendo abordado.”
Knight diz que a presença da polícia aumentou em todas as escolas do distrito esta semana. Mas Freeman e Bird querem mais.
“Detectores de metal, segurança, verifique as mochilas”, disse Freeman.
“Eu acho que os pais provavelmente deveriam ser responsabilizados”, disse Bird.
Knight diz que neste momento eles não estão planejando instalar detectores de metais nem estão fazendo triagens adicionais. Ele diz que os pais precisam se manter atualizados sobre seus e-mails e conversar com seus filhos sobre o uso das mídias sociais porque ser proativo é melhor do que reativo.
“É preciso haver algum tipo de comunicação do distrito imediatamente quando uma ameaça está acontecendo”, disse Freeman.
Ela pede mais um plano.
“O fato é que todos os pais com quem falo – estamos com medo”, disse Freeman. “Devemos manter nossos filhos em casa? Nós os mandamos para a escola? Nós os mantemos em casa porque estamos com medo e estamos exagerando? E os mandamos para a escola para que sejam baleados no dia seguinte?”
“Sempre tentamos ser perfeitos todos os dias”, disse Knight. “Não podemos errar. Temos que ser o mais perfeitos que pudermos. Sempre podemos fazer melhor. E é por isso que um dos nossos lemas é que a segurança nunca está satisfeita. Sempre podemos ser melhores.”
As Escolas do Condado de Berkeley e a Polícia de Moncks Corner dizem que se alguém vir uma postagem ou comportamento ameaçador, deve denunciá-lo imediatamente à polícia.
Para mais informações sobre o Gerenciamento de Segurança e Emergência do BCSD, clique aqui. Há também um formulário disponível se você deseja denunciar anonimamente.//WCSC