Morre o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, na manhã desta quinta-feira (3), aos 97 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Ícone do “Jornal Nacional”, ele estava internado no Hospital Santa Teresa e tratava uma pneumonia nas últimas semanas. Amigos e familiares lamentam o ocorrido.
Cid Moreira era natural de Taubaté (SP) e apresentou o “Jornal Nacional” da Rede Globo por 26 anos, sendo recordista como o âncora que mais tempo esteve à frente de um mesmo telejornal. Ele dividiu bancada com o também âncora Sérgio Chapelin.
Cid Moreira contou do nervosismo na estreia daquele que, em pouco tempo, seria o principal telejornal da televisão brasileira. “Eu chegava no horário de fazer o jornal, não participava da redação. Eu só ia para apresentar o jornal. Naquele dia, cheguei e vi aquele nervosismo, todo mundo preocupado. E, para mim, era normal. Mas no dia seguinte, vi na capa do jornal O Globo: ‘Jornal Nacional’ Aí comecei a perceber a dimensão”, relatou.
Outra fase marcante na carreira do apresentador foi a gravação de salmos bíblicos. Em 2011, gravou a Bíblia completa, um projeto que mais uma vez destacou sua voz inconfundível. Com uma carreira de mais de sete décadas, Cid Moreira deixou um legado imenso no jornalismo e na comunicação brasileira.//GNEWS