Ativistas pedem a Joe Biden que estenda o TPS para milhares de imigrantes

Ativistas e beneficiários pediram esta semana ao presidente Joe Biden que estendesse uma proteção imigratória que protege 863,880 estrangeiros nos Estados Unidos cujas autorizações expiram entre 2025 e 2026, sob o Status de Proteção Temporária (TPS).

O status de TPS é concedido por períodos de 6, 12 ou 18 meses, períodos que podem ser estendidos se o país de origem dos beneficiários continuar a atender às condições necessárias para sua designação.

No entanto, como o próprio nome indica, o TPS é temporário, portanto não é um mecanismo para obter residência permanente legal ou cidadania americana, o que gera incerteza entre aqueles que o obtêm, pois sempre devem recorrer a uma decisão de renovação, realocação ou extensão.

Desse número, a maioria é de venezuelanos (344,335), haitianos (200,005) e salvadorenhos (180,375) que, juntamente com outras nacionalidades, são favorecidos com o Status de Proteção Temporária.

O programa TPS foi criado pelo Congresso em 1990 para oferecer proteção temporária a pessoas de países que estejam passando por conflitos armados, desastres ambientais ou outras condições extraordinárias. Desde então, o governo dos EUA tem o poder de conceder o TPS a imigrantes.

Atualmente, 16 países são designados para o Status de Proteção Temporária (TPS) nos Estados Unidos.

Afeganistão, Birmânia (Myanmar), Camarões, El Salvador, Etiópia, Haiti, Honduras, Nepal, Nicarágua, Somália, Sudão, Sudão do Sul, Síria, Ucrânia, Venezuela e Iêmen.

Os beneficiários do TPS têm os seguintes benefícios:

Eles não podem ser deportados dos Estados Unidos enquanto o TPS for válido.
Eles podem solicitar uma permissão de trabalho.
Podem solicitar permissão para viajar para fora dos Estados Unidos e depois retornar.
Podem patrocinar a entrada nos EUA de pessoas de Cuba, Haiti, Nicarágua ou Venezuela.
Esta semana, ativistas e beneficiários estavam a poucos metros da Casa Branca, levantando suas vozes para que a proposta fosse ouvida naquele órgão executivo.

Em seu governo anterior (2017-2021), o presidente Donald Trump questionou o programa de imigração e quis eliminar a proteção para seis países: El Salvador, Haiti, Nicarágua, Honduras, Sudão e Nepal, portanto, há muita incerteza quanto à decisão que o novo presidente, que durante sua campanha prometeu resolver o caos na fronteira sul criado pelas políticas de imigração flexíveis do governo de Joe Biden e Kamala Harris, tomaria.

Os ativistas estão pedindo a Joe Biden que estenda esse alívio por pelo menos 18 meses, o que lhe permite, de acordo com a lei, estender a permissão de trabalho para essas pessoas e protegê-las da deportação.

Os participantes da chamada destacaram a contribuição econômica feita pelos beneficiários do TPS e as raízes que a maioria dos beneficiários do TPS com filhos cidadãos americanos tem nos Estados Unidos.

Entre as propostas que foram feitas está a de uma extensão automática, que descongestionaria os processos dos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) e daria segurança aos imigrantes para criar um plano de ação.

Eles também pediram ao presidente Biden que estendesse a designação para incluir imigrantes sem documentos de todos os 16 países que chegaram após o prazo estabelecido pelo governo para cada país.

A TPS Alliance liderou a convocação em Washington DC para exigir que o governo Biden estenda o Status de Proteção Temporária (TPS).

Estender o TPS por 18 meses para todos os países com TPS, com ênfase no momento da próxima renovação/terminação.

Solicitações ao Congresso

Apoiar a legislação que concede residência permanente aos beneficiários do TPS.
Solicitar ao governo que cumpra sua promessa e processe os pedidos de liberdade condicional e de refugiados do programa de menores desacompanhados da América Central. A maioria dos solicitantes são filhos de beneficiários do TPS.
O Status de Proteção Temporária (TPS) nos Estados Unidos dura até que o Departamento de Segurança Interna (DHS) encerre a designação do país. A duração do TPS pode variar de acordo com a nacionalidade e pode ser estendida de acordo com as condições de cada situação.

O TPS (Temporary Protected Status, Status de Proteção Temporária) é um tipo de status de imigração para pessoas que já estão nos Estados Unidos e que não podem retornar ao seu país de origem devido a perigos, como conflitos armados, catástrofes ambientais ou outros perigos temporários.//AUSA

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Queda na vacinação infantil nos EUA preocupa saúde pública

Queda na vacinação infantil nos EUA preocupa saúde pública

Uma pesquisa publicada em janeiro de 2025 aponta que as taxas de vacinação infantil nos Estados Unidos caíram, especialmente contra doenças como sarampo, caxumba e coqueluche. Segundo o Centers for

Autoridades alertam para golpistas que se aproveitam de incêndios em Los Angeles

Autoridades alertam para golpistas que se aproveitam de incêndios em Los Angeles

Enquanto os incêndios continuam devastando o Condado de Los Angeles, as autoridades estão emitindo um alerta sobre outro possível risco para o público: golpes relacionados ao desastre. Vários oficiais de

Lula não irá na posse de Trump e Brasil será representado por embaixadora

Lula não irá na posse de Trump e Brasil será representado por embaixadora

Nos Estados Unidos, a tradição é que os países sejam representados por embaixadores nas cerimônias de posse dos presidentes. Donald Trump tomará posse para seu segundo mandato na próxima segunda-feira

ERO Boston prende brasileiro acusado de estupro e extorsão

ERO Boston prende brasileiro acusado de estupro e extorsão

A Operação de Execução e Remoção da Imigração e Alfândega dos EUA (ERO Boston) prendeu, no dia 10 de dezembro, o brasileiro Agnaldo Moreira da Cruz, de 29 anos, que

Felipe Furlan triunfa no PBR Velocity em North Charleston

Felipe Furlan triunfa no PBR Velocity em North Charleston

By Tatti Santos Photo de Andre Silva-PBR Felipe Furlan (Sales Oliveira, Brasil) brilhou na noite de sábado, conquistando a vitória no evento PBR Pendleton Whisky Velocity Tour em North Charleston,

Distritos escolares da comunidade começam a anunciar dispensas de aulas antecipadas na sexta-feira

Distritos escolares da comunidade começam a anunciar dispensas de aulas antecipadas na sexta-feira

Os distritos escolares na Carolina do Sul estão se preparando para os possíveis impactos de uma tempestade de inverno que deve trazer um clima de inverno raro para o sul.