Os céus de parte dos Estados Unidos e do Canadá podem ganhar tons de verde e vermelho nesta segunda-feira (01), com a possível aparição da aurora boreal. O fenômeno é resultado de uma ejeção de massa coronal do Sol, registrada no fim de semana, que deve atingir o campo magnético da Terra entre a noite de segunda e a madrugada de terça-feira, segundo a NOAA (Centro de Previsão do Clima Espacial dos EUA).
Dezoito estados norte-americanos poderão presenciar o espetáculo luminoso, incluindo Alasca, Montana, Minnesota, Michigan, Nova York e Illinois, entre outros. Embora não seja tão intenso quanto o de 2024, especialistas afirmam que será uma das melhores oportunidades de observar a aurora desde a primavera passada.
As auroras são mais comuns em regiões polares, quando partículas solares colidem com a atmosfera terrestre. No entanto, fortes tempestades geomagnéticas podem expandir sua visibilidade para áreas distantes do Ártico. Para quem deseja assistir, especialistas recomendam procurar locais escuros e afastados de áreas urbanas, além de verificar as condições meteorológicas.
Fonte: CBS