O presidente Biden afirmou que planeja visitar algumas das áreas devastadas pelas enchentes do Helene na quarta-feira (2), mas tentará limitar sua interrupção dos esforços de recuperação em andamento.
Biden disse na segunda-feira (30) que viajaria para Raleigh, na Carolina do Norte, para uma reunião com o centro de operações de emergência e, em seguida, faria um passeio aéreo pelos danos em Asheville.
“É demais para mim, em termos de interromper o acesso à ajuda lá (…) fazer um levantamento dos danos sem ser pelo ar”, disse ele, em referência às medidas de segurança que poderiam desviar recursos em terra. “Então, meu plano é viajar para a Geórgia e a Flórida o mais rápido possível depois disso.”
Em uma declaração na terça-feira (1), a Casa Branca disse que Biden também faria uma parada na Carolina do Sul e se reuniria com socorristas e autoridades em ambos os estados.
A tempestade catastrófica destruiu casas, partes de rodovias e deixou cidades inteiras no Sudeste sem água corrente, comunicação ou eletricidade. O número de mortos, que já ultrapassou 100, continua a aumentar.
O presidente prometeu o apoio total do governo federal às cidades, condados e estados afetados enquanto se recuperam da devastação. Mais de 3.300 funcionários de todo o governo federal foram enviados para apoiar os esforços.
O presidente, que esteve em Rehoboth Beach no último fim de semana, foi perguntado por que nem ele nem a vice-presidente Kamala Harris estiveram em Washington no fim de semana para supervisionar e comandar a resposta federal.
“Eu estava comandando – estive ao telefone por pelo menos duas horas ontem, e no dia anterior também”, disse o presidente ao repórter que fez a pergunta. “Eu comando, isso se chama telefone”.
Harris voltou de uma viagem de campanha para Washington na segunda-feira de manhã, mais cedo do que o planejado, enquanto seu rival republicano para a Casa Branca, o ex-presidente Donald Trump, visitou Valdosta, na Geórgia, para avaliar os danos causados pelo furacão.
Na sede da FEMA, Harris disse que planejava estar “no local o mais rápido possível, mas o mais rápido possível sem interromper as operações de resposta a emergências, porque essa deve ser a maior prioridade e a primeira ordem do dia”.
Harris viajará para a Geórgia na quarta-feira (2), disseram funcionários da campanha à CBS News, abrindo mão de uma viagem de ônibus programada com seu companheiro de chapa, o governador de Minnesota Tim Walz, na Pensilvânia. O vice-presidente também viajará para a Carolina do Norte nos próximos dias, de acordo com um funcionário da Casa Branca.
Quando perguntado sobre a alegação de Trump de que o governo Biden não estava respondendo às necessidades dos estados após o ocorrido, Biden disse: “ele está mentindo” e isso “simplesmente não é verdade e é irresponsável”.
Fonte: CBS