by Morgana Bezerra
A jovem brasileira Isabela Veloso da Costa, de 14 anos, conquistou o título mundial de jiu-jítsu no último final de semana, em uma competição realizada na cidade de Orlando,nos Estados Unidos. Bela,carinhosamente chamada assim,é natural de São Luís de Montes Belos,no estado de Goiás e começou a treinar jiu-jítsu aos 8 anos e já havia ganhado mais de 4 campeonatos antes de se mudar para Goose Creek,na Carolina do Sul.
‘Bela começou a treinar aos 8 anos por conselho da terapeuta para ajudar na disciplina na escola e desde o primeiro treino vimos que a Bela tinha um dom natural’,revelou sua mãe,Raquel Veloso.
Após uma pausa de 4 anos, Bela voltou aos treinos em junho do ano passado e se preparou intensamente para o campeonato mundial e eliminou mais de 15kg em um ano para competir em uma categoria mais leve e treinou pesado todos os dias, chegando a treinar até 1130pm e levantando 4am para treinar antes de ir à escola. A jovem nos revelou em entrevista que inspira no seu professor Andrew (Gracie Barra-Summerville) e o tem como exemplo. Também admira alguns atletas famosos, como Mica Gala.
Bela atribui seu sucesso ao trabalho em equipe e à dedicação de sua família, treinadores e professores. Ela também revelou que sonha em bater o recorde de ganhar o Grand Slam, ter sua academia e ser um exemplo para as crianças e mostrar que elas podem ganhar também num esporte pouco conhecido para mulheres.
‘Não posso deixar de mencionar meus pais que sempre se para me levar aos treinos, competições esforçaram e preparar tudo que eu precisava.Também dedico esse título a todos que sempre torceram por mim e principalmente para Deus quem me sustenta todo o tempo,afirmou ela.
Quando foi perguntada a respeito do que significou essa conquista pra ela,respondeu:
‘Essa luta significou muito, sendo o resultado de todo o esforço , dedicação persistência.revelou Bela.Esse mundial não foi apenas conquista pessoal, mas sobre um trabalho em equipe. Meu professor sempre acreditou muitas em mim’.adicionou a vencedora.
Bela tem planos para no futuro conquistar o campenaotado mundial(Grand Slam) e vai continuar treinando pesado,pois seu próximo desafio está à apenas um mês,na cidade de Las Vegas,no qual será o último ano competindo na modalidade infantil.
A brasileira conquistou também as nacionais no mês de maio desse ano na cidade de Atlanta e venceu em primeiro lugar;
“Jiu jitsu exige muita concentração e muita disciplina e me ensinou que algumas vezes vou ter que renunciar coisas menores para alcançar coisas maiores; que sozinha eu não consigo chegar tão longe, mas sim quando eu tenho pessoas me suportando.
‘Por muitas vezes eu tive que renunciar, sair com os amigos, dormir até tarde e deixar de ir em alguns passeios com a família para conseguir alcançar meu objetivo’,desabafou Bela.
‘Não desista dos seus sonhos, trabalhe duro por eles porque você pode conseguir realizados.Por fim deixo um versículo que minha mãe fala antes de entrar em uma luta… Mateus 19:26’,finalzou ela.
A Smart News e toda a comunidade brasileira estão muito orgulhosos dessa conquista e parabenizam Bela por seu esforço e dedicação. Quem quiser patrocinar Bela pode entrar em contato com sua mãe pelo telefone (904)442-1607,falar com Raquel.