A cidade de Chicago suspendeu o portal online de solicitação do CityKey, uma forma de identificação municipal acessível a todos os residentes, inclusive imigrantes sem documentação legal. A medida foi tomada após o Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) enviar uma intimação exigindo os dados dos solicitantes não cidadãos.
A decisão foi anunciada pela secretária municipal Anna Valencia, que criticou duramente a política migratória do ex-presidente Donald Trump, chamando as ações de uma “caça às bruxas” para instaurar medo entre os imigrantes. Segundo ela, o sistema online foi pausado temporariamente para avaliar o cenário e garantir a proteção dos dados pessoais dos residentes.
O programa CityKey foi lançado em 2017 com a proposta de proteger a privacidade dos usuários por meio de registros presenciais, fora do alcance de leis de acesso público. No entanto, com o aumento da demanda migratória, foi criado um sistema online — que, ao contrário do formato presencial, gera documentos que não podem ser destruídos por exigência legal.
Apesar da intimação do ICE, Valencia afirmou que nenhum dado foi entregue. Ela reforçou o compromisso de resistir a qualquer entrega de informações ao governo federal, a menos que uma ordem judicial seja emitida, o que poderá gerar uma disputa legal.
Fonte: FOX