As autoridades afirmaram que o aplicativo agora é a maneira mais fácil e acessível de receber as últimas atualizações do departamento. Por exemplo, recentemente, os policiais o utilizaram para enviar alertas sobre o fechamento da ponte Don Holt em 12 de julho. Os moradores podem baixá-lo em seus smartphones ou tablets ou acessá-lo pelo site do NCPD.
“Podemos nos comunicar diretamente com a comunidade. Eles podem se comunicar conosco anonimamente. Podemos iniciar esse bom engajamento, compartilhando informações, e eles podem nos ajudar a mantê-los mais seguros, compartilhando informações e nos ajudando a solucionar e prevenir crimes”, disse Ron Camacho, chefe do Departamento de Polícia de North Charleston.
O Crimewatch pode ser usado para denunciar denúncias e crimes anônimos, registrar câmeras de segurança, visualizar projetos e receber alertas sobre crimes em eventos comunitários. Karen Cordray, chefe associada de suporte administrativo, disse que o aplicativo foi lançado em 2 de julho e compartilhou as estatísticas mais recentes.
“Temos 554 assinantes com 11.434 visualizações, e isso em tão pouco tempo de funcionamento. Um recurso do aplicativo é que, para os idiomas, você vai até o final e ele traduz. Você escolhe o idioma desejado e o aplicativo muda para o idioma desejado”, disse Cordray.
O chefe associado disse que quase 92% dos usuários escolheram o recurso em inglês e tiveram 14 solicitações para outros idiomas.
Camacho usou o Crimewatch em seu departamento anterior, pela primeira vez em 2016. Ele disse que novos recursos, como IA e tradução, parecem ter melhorado a experiência dos usuários. Os moradores podem até visualizar o mapa de crimes, que mostra os pontos críticos recentes na comunidade. Existem cerca de 300 agências policiais em todo o país que usam esse programa, e o chefe disse que o NCPD é o primeiro na Carolina do Sul a lançá-lo.
“Esperamos que outras pessoas ao nosso redor participem, para que mais departamentos como esse participem. As pessoas podem ver o que está acontecendo e, então, compartilhar informações”, disse Camacho. “No meu antigo departamento, não era incomum recebermos dicas para outros municípios e compartilharmos essas informações com eles.”
O chefe disse que outro departamento de polícia vizinho também demonstrou interesse em usá-lo. Camacho disse que isso tornou sua agência anterior muito mais acessível e obteve sucesso no recebimento de mais dicas sobre crimes, a fim de solucionar e prevenir incidentes. As autoridades disseram que a comunicação é fundamental para a plataforma, pois visa melhorar a transparência entre o departamento e seus moradores.
“É tudo. Temos uma filosofia transparente aqui. Temos sido muito abertos em tudo o que fazemos; isso é ainda mais transparência em ação. É engajamento, quero essas informações da comunidade”, disse Camacho. Quero que eles saibam que podem me dar a informação anonimamente ou podem me dar e querer um acompanhamento. Queremos saber o que está acontecendo em seus bairros, e eles podem nos ajudar a fazer parte da solução para tornar North Charleston mais segura. O que é melhor do que isso? Nada.
//WCBD