Um casal de brasileiros, Rafael Novaes Seirafe, de 40 anos, e Beatriz Rapoport de Campos Maia, de 29 anos, foi detido no aeroporto internacional de Miami na segunda-feira (4) durante uma confusão ao tentar embarcar em um voo para o México.
A imprensa local, com base em informações da polícia, relatou que a detenção ocorreu porque o casal, que é de Santos (SP), teria jogado café em uma funcionária da companhia aérea American Airlines durante uma discussão na porta de embarque. No entanto, a defesa do casal negou essa versão, afirmando que os dois foram impedidos de embarcar após os funcionários questionarem se falavam inglês, já que haviam comprado assentos na saída de emergência do avião.
O advogado do casal, Guilherme Hayama, explicou que Rafael não é fluente em inglês, mas se comunica bem no idioma, e foi honesto ao responder que seu nível de inglês não era perfeito. Apesar disso, a companhia aérea os impediu de embarcar. A defesa também negou que o café tenha sido jogado nos funcionários, dizendo que Beatriz estava com um copo térmico de café na mão e, durante a confusão, o café caiu no chão, sem atingir ninguém.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram Rafael sendo imobilizado por vários policiais no portão de embarque, sendo derrubado no chão para ser contido. A defesa apresentou fotos que, segundo ela, mostram marcas da mobilização policial. Porém, a polícia local negou qualquer agressão.
O casal estava tentando embarcar para Cancún, no México, como parte de um voo com conexão em Brasília e Miami, após iniciar a viagem em Guarulhos. Segundo a defesa, o casal chegou ao portão já fechado, mas a versão da imprensa local afirmou que eles se atrasaram para o voo. A defesa também refutou essa alegação.
Após serem levados à delegacia e passarem a noite detidos, o casal foi liberado e, nesta terça-feira (4), segue hospedado em Miami. Até o momento, não houve resposta da polícia de Miami, do aeroporto ou da American Airlines sobre o caso.
Fonte: G1