O ex-presidente Donald Trump disse na quinta-feira (12) que não debaterá com a vice-presidente Kamala Harris pela segunda vez, atraindo críticas dos democratas depois de ter sido colocado na defensiva durante o confronto de terça-feira (10).
Fazendo seu anúncio em um post no Truth Social, Trump culpou Harris e o presidente Joe Biden; Trump e Biden se enfrentaram em 27 de junho, antes que o titular desistisse da corrida e Harris subisse ao topo da chapa.
“Kamala deve se concentrar no que deveria ter feito durante os últimos quas quarto anos. Não haverá terceiro debate!”, disse Trump.
Harris teve uma resposta discreta, dizendo aos apoiadores em uma parada de campanha na Carolina do Norte que “devemos aos eleitores ter outro debate”. A campanha de Harris pediu outro debate Trump-Harris poucos minutos após o término do debate de terça-feira.
Outros democratas acusaram Trump de cambalear com as pesquisas que mostram Harris como vencedora na disputa de terça-feira com folga. Uma pesquisa da CNN / SSRS descobriu que os observadores do debate 63% a 37% disseram que Harris teve um desempenho melhor no palco durante a Filadélfia.
Citando três pesquisas nacionais e uma pesquisa de estado indeciso (swing state), ABC News/538 relatou que “57 por cento dos observadores de debate em todo o país disseram que Harris teve um desempenho melhor; apenas 34% disseram que Trump saiu-se melhor.
Em seu post no Truth Social, Trump fez referência a outras pesquisas alegando que venceu o confronto com Harris, mas parecia estar se referindo a pesquisas online com entrevistados auto-selecionados.
Durante um comício na quinta-feira em Tucson, Arizona – seu primeiro evento de campanha desde o debate – Trump passou muito tempo defendendo seu desempenho, criticando os moderadores da ABC News e atacando Harris (e Biden) por questões econômicas e de imigração.
Trump hesitou sobre se participaria de outro debate antes de fazer seu anúncio na quinta-feira.
“Quando um lutador perde uma luta, as primeiras palavras que saem de sua boca são: ‘Eu quero uma revanche”, afirmou Trump.
Os oponentes de Trump rapidamente denunciaram sua decisão. Charlotte Clymer, escritora e estrategista democrata, disse que “Donald Trump foi profundamente criticado pela vice-presidente Harris naquele debate. Ela imediatamente concordou com um segundo debate. Ele agora recusou um segundo debate. Trump é um covarde.”
//AUSA