A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos anunciaram mudanças na emissão de vistos das categorias J-1 e J-2. A principal delas é a ampliação da validade desses vistos, que passa de 12 para até 24 meses, dependendo da atividade descrita no formulário DS-2019, que é um documento obrigatório no processo de solicitação.
Outra alteração é que os solicitantes dessas categorias que tiverem seus pedidos terão que pagar uma taxa adicional após a entrevista no valor de US$ 102, cobrada nas próprias unidades consulares.
Já as taxas de solicitação, atualmente de US$ 185, e as relacionadas ao Sistema de Informação sobre Visitantes de Intercâmbio e Estudantes (SEVIS) seguem sem alteração. O J-1 é um visto de não-imigrante voltado para trabalhadores temporários, estudantes e participantes de programas de intercâmbio cultural ou de formação nos Estados Unidos, incluindo pesquisadores e professores. Já o visto J – 2 é destinado aos cônjuges e dependentes dos portadores do visto J-1 e permite que as famílias acompanhem os participantes dos programas nos Estados Unidos.
//ABRASIL