Massachusetts tem cerca de 250.000 imigrantes indocumentados. Após a aprovação da lei que permite que indocumentados tirem carteira de motorista, o estado viu 133% de aumento na emissão do documento, informou o MassLive.
Quando a Lei de Mobilidade Profissional e Familiar entrou em vigor em julho de 2023, os funcionários da RMV disseram que ela permitiria que mais de 100.000 pessoas solicitassem licenças em Massachusetts pela primeira vez.
No final de dezembro, seis meses após a promulgação da lei, os dados mostravam que mais de 90.000 autorizações de aprendizagem e 50.000 licenças tinham sido emitidas.
De acordo com os dados mais recentes fornecidos ao MassLive pela RMV, esses números explodiram. Desde 1 de julho de 2023, foram emitidas 180.992 novas autorizações de aprendizagem (um aumento de 163% em relação a 2022) e 125.775 cartas de condução (um aumento de 133% em relação a 2022).
A RMV não mantém dados sobre quantas licenças são emitidas especificamente para imigrantes indocumentados, mas afirma que os aumentos anuais são a melhor forma de estimar.
“Sentimos que tivemos uma implementação fantástica no ano passado”, disse Colleen Ogilvie, registradora da RMV.
Um dos objetivos da iniciativa política foi permitir que indivíduos que não são residentes legais nos EUA possam participar mais plenamente na sociedade através da posse de uma carteira de motorista; ir e voltar do trabalho, cuidar de suas famílias e ser membros mais ativos de suas comunidades.
Vários chefes de polícia de Massachusetts apoiaram a lei porque sentiram que quanto mais pessoas estudarem o manual do condutor de uma forma considerada suficiente pelo estado, mais seguras serão as estradas da comunidade.
As licenças também permitem que imigrantes indocumentados obtenham seguro automóvel, que é exigido em Massachusetts.
Os imigrantes indocumentados ainda estão sujeitos a certos requisitos de documentação ao abrigo da Lei de Mobilidade Profissional e Familiar, incluindo prova de residência em Massachusetts, Social Security e certidão de nascimento. Se os seus documentos não estiverem em inglês, eles precisam ser traduzidos com antecedência para o RMV, com o qual muitas organizações sem fins lucrativos e grupos comunitários auxiliam.//GNEWS