Ximena Arias-Cristobal, de 19 anos, estudante do Dalton State College, recebeu uma fiança de US$ 1.500 e deve ser libertada nesta quinta-feira (22), após passar mais de duas semanas sob custódia do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA).
A jovem foi presa em 5 de maio, após uma abordagem policial por uma suposta infração de trânsito. Porém, imagens de câmeras comprovaram que o veículo não era o dela, e as acusações foram retiradas. Mesmo assim, Ximena permaneceu detida devido ao seu status imigratório — ela foi trazida aos EUA ainda criança, de forma indocumentada.
Na audiência de fiança realizada em 21 de maio, o juiz determinou que Ximena não representa risco para a comunidade nem de fuga, concedendo o valor mínimo legal de fiança. O Departamento de Segurança Interna não vai recorrer da decisão, permitindo que sua família efetue o pagamento.
“Ela estará em casa amanhã com a família”, disse seu advogado Dustin Baxter.
O caso ganhou repercussão nacional, mobilizando protestos e arrecadações — uma campanha no GoFundMe já passou dos US$ 90 mil para cobrir os custos legais.
Mesmo com a liberdade provisória, Ximena ainda enfrentará procedimentos de imigração. Segundo sua equipe jurídica, o foco agora é evitar sua deportação e garantir que ela permaneça com sua comunidade.
Fonte: Informações obtidas em matéria da Fox5atlanta e editada por Layra Jhully.