Por Priscylla Silva, Redatora SmartNews USA – Charleston, SC
Governo norte-americano reforça triagem e amplia coleta biométrica para residentes permanentes, regras passam a valer ainda em dezembro e afetam imigrantes de diversas nacionalidades.

O governo dos Estados Unidos vai aplicar, a partir de dezembro de 2025, um conjunto de medidas que alteram procedimentos envolvendo titulares do Green Card. As mudanças incluem uma revisão de autorizações já concedidas e a implantação de um sistema expandido de coleta biométrica.
Segundo informações publicadas pela Newsweek, a revisão atinge cidadãos de 19 países que entraram em uma lista de atenção elevada após o governo declarar preocupação com falhas anteriores nos critérios de triagem. Essa análise poderá gerar atrasos, novas solicitações de documentos ou atualizações no status de residentes permanentes.
Países como Afeganistão, Irã, Haiti, Líbia, Eritreia e Somália estão entre os que tiveram a entrada totalmente bloqueada. Outras nações, como Venezuela, Cuba, Turcomenistão, Burundi e Togo, estarão sujeitas a restrições adicionais para viagens e vistos.
A partir de 26 de dezembro, todos os estrangeiros que entrarem ou deixarem os Estados Unidos, inclusive os portadores de Green Card, terão dados biométricos coletados pelo CBP. O novo sistema substituirá antigas exceções e criará um histórico mais detalhado de movimentação internacional.
A medida faz parte de um plano de segurança que também alcança solicitantes de asilo, após uma suspensão temporária anunciada pelo USCIS.