Não bastassem os problemas enfrentados pelos EUA com a invasão de indocumentados na fronteira do país com o México, agora, outro impasse vem a tona em relação aos imigrantes que pedem asilo na fronteira com o Canadá. A Casa Branca emitiu um comunicado na quinta-feira (15), afirmando que os EUA vão endurecer as regras para aceitar refugiados via Canadá, dificultando o processo de solicitação de asilo.
As autoridades canadenses disseram que os EUA não vão facilitar a entrada de imigrantes, devido ao aumento dos pedidos nas últimas semanas. O ministro da Imigração do Canadá, Marc Miller, declarou em conferência de imprensa que está em contato com o secretário de Segurança Interna americana, Alejandro Mayorkas, e que as mudanças são necessárias para melhorar a segurança das fronteiras.
“É sua prerrogativa tornar o seu sistema de imigração mais rápido. Eles têm desafios diferentes dos nossos. Mas estamos preocupados com as nossas fronteiras e elas têm de ser bem geridas. A fronteira Canadá-EUA é a mais bem gerida do mundo, mas precisa de monitorização constante e, por vezes, são necessárias reformas”, argumentou Miller.
Desde 2002, o Canadá e os EUA mantêm o chamado “Acordo de Terceiro País Seguro”, que regulamenta os pedidos de refugiados entre os dois países. A imigração americana informa que eliminará o período de carência para os requerentes de asilo apresentarem documentos às autoridades norte-americanas e que reduzirão o tempo que os migrantes têm para consultar advogados de 24 para 4 horas.//NGENTE