O diretor do Aeroporto Internacional de Charleston fez seu primeiro discurso sobre o “Estado do Aeroporto” na terça-feira, dando uma ideia do futuro da instalação.
Elliott Summey, diretor executivo e CEO da Charleston County Aviation Authority, disse que projetos multimilionários expandirão onde as pessoas estacionam e despacham suas malas e, em última análise, tornarão mais fácil para os moradores e visitantes de Lowcountry chegarem aonde precisam ir.
“Isso criará a melhor qualidade de vida e história de desenvolvimento econômico de qualquer aeroporto, não apenas na Carolina do Sul, mas no sudeste”, disse Summey. “E eu sei que podemos entregar. É hora de começar a trabalhar.”
Este diagrama do Aeroporto Internacional de Charleston mostra o que será adicionado nos próximos 5 a 10 anos destacado em verde, branco e azul. (Charleston County Aviation Authority)
Este aeroporto viu viagens recordes no ano passado com 6,1 milhões de passageiros e está se preparando para o momento em que a área eventualmente atingirá 10 milhões. O aeroporto registrou alguns fins de semana de viagens recordes em 2024. Para o fim de semana de viagens de 4 de julho, os funcionários do aeroporto registraram um aumento de 12% no número de viajantes passando pelos pontos de verificação de segurança em comparação com o ano anterior.
Em seguida, registrou um aumento de 15% nos passageiros durante o fim de semana de viagens do Dia do Trabalho de 2024 em comparação com 2023.
Quanto à população geral, Summey disse durante o discurso que Charleston pode ter milhões de pessoas até 2030. Summey disse que além da área de Tri-County, pessoas nos condados de Horry, Georgetown, Lexington e Richland — e outros a até 200 milhas de distância — dirigem até o Aeroporto Internacional de Charleston.
Ele diz que é mais barato voar para dentro e para fora de Charleston agora do que em 2019.
“Tantas pessoas estão se mudando para cá. Tantas pessoas estão visitando aqui. Prefeito, autoridades eleitas, temos que ter certeza de que, à medida que crescemos, temos que manter o que nos torna especiais”, disse ele. “É isso que vamos nos esforçar para fazer também na Aviation Authority.”
Expansão em andamento
A construção de um estacionamento de seis andares já está em andamento. Quando esse projeto de US$ 348 milhões for concluído, a nova garagem oferecerá 5.164 vagas para veículos particulares e 2.036 vagas designadas para carros de aluguel.
Quanto aos atuais carros de aluguel, eles serão substituídos por portões temporários até que se torne o Concourse C, onde esses portões se tornarão permanentes.
A adição de uma instalação consolidada de aluguel de carros agilizará o processo de aluguel, permitindo que os viajantes retirem e devolvam convenientemente os veículos alugados em um só local, disse Summey. Um novo Concourse C também abrigará uma nova estação de inspeção federal para voos internacionais.
“Este é o aeroporto da comunidade”, disse Summey. “Este é o aeroporto da Carolina do Sul. Então, eles merecem saber o que estamos prestes a fazer.” O que está por vir
Esta expansão também incluirá a adição de oito novos portões e um sistema de manuseio de bagagem de última geração no lado do aeroporto mais próximo da Boeing. Este se tornará o Saguão Leste.
Nesta área, o meio-fio onde os passageiros são pegos e deixados será expandido em quase uma milha. Isso também aumentará o número de balcões de 28 para 60. Mais três faixas da TSA serão adicionadas em cima de uma que já está em obras.
Eles também planejam expandir a usina de energia central aqui para garantir que possam lidar com a capacidade 20-30% maior de viajantes.
Ao redor do aeroporto, também será adicionado estacionamento noturno para aviões.
“Você vem para esta comunidade. Você gasta dinheiro para chegar aqui”, disse ele. “Você deve ter uma ótima experiência. E para nós, começa quando você pousa e termina quando você decola. E tudo o que acontece no meio é tão vitalmente importante.”//WCSC