MULHER QUE ATIROU EM IGREJA DO TEXAS SOFRIA DE ESQUIZOFRENIA E CONSEGUIU COMPRAR ARMA

No momento em que Genesse Ivone Moreno, 36 anos, entrou na Igreja de Lakewood, no Texas, no domingo, 11, à tarde e abriu fogo, ela já havia deixado um rastro de ida à polícia, registros judiciais e postagens nas redes sociais que deveriam ter levantado “bandeiras vermelhas”.
Apesar de possuir diagnóstico de transtorno mental, Moreno conseguiu comprar um rifle AR-15 legalmente. Ela foi morta pela polícia e seu filho de sete anos, que estava junto com ela durante o ataque, está em estado grave no hospital. Um outro homem de 57 anos também foi baleado, mas fora de perigo.
“Minha nora, quando tomava remédios para esquizofrenia, era uma mulher muito doce e amorosa”, escreveu Walli Carranza, sogra de Moreno, em um post no Facebook na segunda-feira, 12. “Mas a doença mental é uma doença real e quando os membros da família procuram proteções de emergência, não o fazem por si próprios, mas pela pessoa que está doente.”
Moreno nunca deveria ter sido autorizado a possuir armas de fogo, disse sua sogra. O Texas não possui nenhuma lei de bandeira vermelha – também conhecida como lei de ordem de proteção contra riscos extremos – que permitiria às autoridades retirar armas de uma pessoa considerada em crise.
“A culpa é dos serviços de proteção à criança do condado de Montgomery e do condado de Harris, que se recusaram a retirar a custódia de uma mulher com doença mental conhecida que não estava sendo tratada e do estado do Texas por não ter leis fortes de bandeira vermelha que a teriam impedido de possuir ou possuir uma arma”, escreveu Carranza.
Os investigadores ainda estão tentando determinar a motivação para o crime.
A atiradora foi casada com Enrique Carranza, que disse à polícia que “passou um processo de divórcio complicado”, que foi finalizado em 2022. Ele a descreve como “abusiva e violenta contra o filho do casal”.
“Assim que nos casamos, ela se tornou violenta. Quando ela foi diagnosticada com esquizofrenia, era uma batalha diária em casa, devido ao seu comportamento delirante”, disse o ex-marido.
Histórico de saúde mental
Moreno foi colocada sob ordem de detenção emocional em 2016. Ela tinha um histórico de saúde mental documentado pela polícia de Houston, disse Christopher Hassig, comandante da divisão de homicídios do Departamento de Polícia de Houston.
Em entrevista à KHOU, afiliada da CNN, Carranza disse temer que Moreno pudesse ser o atirador no momento em que ouviu a notícia. “Ela tinha um tipo específico de esquizofrenia que a tornou violenta”, disse Carranza. “Ela ameaçou o marido, meu próprio filho, e ainda não conseguimos intervenção.”
Segundo informações da ABC News, ela usava diversos nomes, inclusive “Jeffrey Escalante”, o que inicialmente causou a confusão de que ela seria transexual, mas as autoridades confirmaram que ela se identificava como mulher e não como homem.
Moreno, 36 anos, foi presa pela primeira vez sob acusação de contravenção em 2005. Nos 19 anos seguintes, ela teve contato semirregular com as autoridades. As acusações variavam de falsificação a agressão e roubo. Sua última prisão antes do tiroteio na igreja foi em 2022.
Fonte: CNN.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Fast Burger: A nova sensação gastronômica da região

Fast Burger: A nova sensação gastronômica da região

By Morgana Bezerra A região está vivendo uma verdadeira revolução no paladar com a chegada do Fast Burger, uma hamburgueria que já conquistou os amantes de comida artesanal. Com receitas

Thaís Costa:Uma brasileira transformando olhares e histórias na Carolina do Sul

Thaís Costa:Uma brasileira transformando olhares e histórias na Carolina do Sul

By Morgana Bezerra A brasileira Thaís Costa, natural de Uberaba, Minas Gerais, é um exemplo de determinação e talento. Especialista em design personalizado de sobrancelhas e micropigmentação, Thaís acumula nove

The Harvest Church:A mais nova Igreja em Myrtle Beach

The Harvest Church:A mais nova Igreja em Myrtle Beach

By Morgana Bezerra Myrtle Beach está prestes a ganhar uma nova e vibrante igreja evangélica: a The Harvest Church. Liderada pelo casal de pastores Juarez e Genilce Fagundes, naturais de

Flor de Laura:Empreendedora brasileira conquista o sonho americano com loja de acessórios

Flor de Laura:Empreendedora brasileira conquista o sonho americano com loja de acessórios

by Morgana Bezerra Rhamany é uma empreendedora natural de Governador Valadares, Minas Gerais, que decidiu expandir horizontes e realizar seus sonhos nos Estados Unidos. Morando no país há cinco anos,

Brasileiro procurado por estupro é detido pelo ICE em Boston, MA

Brasileiro procurado por estupro é detido pelo ICE em Boston, MA

Segundo informações divulgadas pelo ICE, ele foi preso no dia 31 de outubro em Bourne e vai ficar detido até que uma audiência com um juiz de imigração seja marcada. “Este fugitivo

Elon Musk e outros nomes: as escolhas de Trump para cargos do seu governo até agora

Elon Musk e outros nomes: as escolhas de Trump para cargos do seu governo até agora

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, escolheu Elon Musk, um nome importante na sua campanha, para um papel no corte de custos do governo, como parte de sua iniciativa