O primeiro grupo de imigrantes chegou na quinta-feira (3) à prisão “Alcatraz dos Jacarés”, nos Estados Unidos, informou a Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida. A instalação foi construída em menos de um mês no Aeroporto de Transição e Treinamento Dade-Collier, em uma área de pântano da Flórida.
Dados sobre a quantidade de detidos e nacionalidades não foram divulgados. À pedido do presidente americano Donald Trump, o centro de detenção dos EUA transformou o Aeroporto de Treinamento e Transição Dade-Collier, com uma pista de quase 4 km, em uma cidade de tendas temporárias.
A capacidade máxima de detidos é estimada em 5 mil, explicaram as autoridades, a um custo de US$ 245 por cama por dia.
“Está claro que, do ponto de vista da segurança, se alguém escapar, terá que lidar com muitos jacarés”, disse o governador da Flórida, DeSantis em uma entrevista coletiva na semana passada.
“Alcatraz dos Jacarés”, de acordo com o gabinete do governador, foi projetada para ser “completamente autossuficiente”. Os imigrantes estão alojados em trailers adaptados e “instalações temporárias com laterais macias”, disse um funcionário do Departamento de Segurança Interna. As mesmas tendas são frequentemente usadas para abrigar pessoas deslocadas por desastres naturais, como furacões, disse o gabinete de DeSantis.
//BPRESS