A nova série da Netflix “Senna” está quase dando a largada!!! Composta de seis episódios, a série tem sua estreia mundial no próximo dia 29 de novembro na plataforma. “Senna” traz a história de Ayrton Senna, entre vida pessoal e carreira, do início da carreira automobilística do tricampeão de Fórmula 1 (F1), do kart à sua mudança para a Inglaterra para competir na Fórmula Ford, e segue até o trágico acidente em Ímola, na Itália, durante o Grande Prêmio de San Marino, em 1994.
Este projeto é inovador por ser a primeira dramatização abrangente de Senna, oferecendo uma visão profunda de sua vida pública e pessoal. “Para mim foi uma honra desde o momento em que eu soube que ia fazer o papel até o processo de filmagem e, agora mais do que nunca, no lançamento. O Ayrton é nosso grande ídolo! Essa produção que vem no aniversário de 30 anos do legado dele… é a maior produção já feita na história do Brasil e está totalmente à altura do Ayrton Senna e do que ele representa, não só para nós brasileiros, mas mundo a fora” disse o ator Gabriel Leone que interpreta Senna durante a nossa entrevista semanas atrás.
A série “Senna” não é apenas mais uma produção sobre o piloto. A produção é gigante, um projeto robusto que contou com a colaboração direta da família do piloto e profissionais que cuidam de seu legado. Esta colaboração é crucial, já que, no passado, outros projetos não conseguiram o mesmo aval, sendo barrados por questões de fidelidade histórica e recepção pública. E acrescentou Gabriel, “para eu encabeçar, fazer parte desse processo, foi uma alegria, uma honra… sem dúvidas, a maior da minha carreira. Enquanto ator, um grande desafio porque a gente sabe o quanto que o Senna é conhecido, é lembrado… como as pessoas ainda tem nele um exemplo, uma referência.”
A série é um esforço internacional. As filmagens aconteceram na Argentina, Uruguai, Irlanda do Norte e Brasil, contando com a participação de atores de 16 nacionalidades e contabilizou 150 dias de filmagem. Em Buenos Aires, foram rodadas muitas sequências de pista, pois a conservação do autódromo, que não sofreu tantas interferências e modernização ao longo do tempo, como Interlagos e outros pelo mundo, facilitou que a pós-produção fosse otimizada. Afinal, essa é uma série de época e tudo tem de ser fiel ao período. Nesse autódromo foram filmadas cenas dos GPs do Brasil, em Interlagos (1991); Canadá, no Autódromo Villeneuve (1990); Inglaterra, em Silverstone (1990); e Bélgica, Spa Francorchamps (1990). Além de réplicas perfeitas, uma réplica da lendária Lotus 98T de Senna, que ele pilotou na temporada de 1986, a última Lotus preta e com a qual ele fez história ao conquistar duas vitórias memoráveis e sete pole positions.
Gabriel se preparou muito bem para interpretar o Senna: “visualmente falando, eu sabia que teria que trabalhar e chegar o mais próximo possível fisicamente dele para proporcionar essa imersão quando as pessoas assistissem a série. Mas, ao mesmo tempo, tinha toda a complexidade, toda a parte interna dele e foi um trabalho… um mergulho profundo; foram quase 8 meses de trabalho, fora de casa, mas, ao mesmo tempo, uma alegria muito grande. Estou muito feliz, animado e ansioso com essa estreia”.
Além de Gabriel, estão no elenco Alice Wegmann, Camila Márdila, Matt Mella, Pâmela Tomé, Julia Foti, Christian Malheiros, Gabriel Louchard, Hugo Bonemer, Marco Ricca, entre outros.
Com Vicente Amorim como showrunner e co-diretor, ao lado de Julia Rezende, “Senna” é produzido pela produtora brasileira Gullane. Os episódios foram escritos por Álvaro Campos, Gustavo Bragança, Rafael Spínola, Thais Falcão e Álvaro Mamute. Os efeitos especiais (VFX) ficaram por conta de Marcelo Siqueira, o Sica, sócio-diretor da Mistika Post, que liderou os 3 times de efeitos visuais da série.//GNews