O superintendente do Condado de Cobb, Chris Ragsdale, manifestou forte preocupação com o número crescente de aprovações para moradias multifamiliares, afirmando que o rápido avanço desses empreendimentos está pressionando a capacidade das escolas locais.
Durante reunião do conselho escolar, Ragsdale apresentou um estudo que mostra que Cobb lidera, há mais de dez anos, a emissão de autorizações para esse tipo de construção na região metropolitana de Atlanta. Desde 2022, foram mais de 900 licenças concedidas, sendo 304 apenas em 2024 na cidade de Powder Springs. Além disso, cerca de 350 acres de terra foram vendidos para empresas privadas no último ano, sinalizando a possibilidade de novos projetos em larga escala.
Segundo o superintendente, o aumento populacional causado pelas novas unidades habitacionais exige que o distrito escolar encontre rapidamente formas de acomodar os novos alunos, o que pode comprometer a qualidade do ensino. Ele também alertou para o crescimento no número de alunos temporários, o que considera um forte indicativo de sobrecarga no sistema.
Ragsdale afirmou que o distrito tem participado de reuniões de zoneamento para apresentar suas preocupações, mas que as autoridades locais vêm ignorando os alertas.
“Estamos sendo sistematicamente desconsiderados”, disse.
Em resposta, um porta-voz do governo do Condado de Cobb contestou as críticas, dizendo que a participação do distrito nas reuniões se resume à leitura de declarações genéricas, sem dados ou propostas concretas. Ele ainda argumentou que, apesar das licenças concedidas, Cobb ainda tem menos complexos multifamiliares construídos em comparação a outros condados da região.
A discussão evidencia o conflito entre o desenvolvimento urbano e a capacidade da infraestrutura educacional de acompanhar esse crescimento.
Fonte: Informações obtidas em matéria do Fox5atlanta e editada por Layra Jhully.