O presidente Donald Trump anunciou que suspenderá as tarifas sobre as importações do México por um mês, após a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, concordar em enviar 10.000 soldados para a fronteira entre os EUA e o México, a fim de combater o fluxo de fentanil e migrantes.
Trump escreveu em sua rede social, Truth Social, na segunda-feira (3), que ele e Sheinbaum “concordaram em pausar imediatamente as tarifas previstas por um período de um mês”. O presidente afirmou que esse intervalo permitirá que as negociações sejam conduzidas pelo Secretário de Estado, Marco Rubio, o Secretário do Tesouro, Scott Bessent, o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, e representantes de alto nível do México.
Em sua postagem, Trump relatou que teve uma “conversa muito amigável” com Sheinbaum, na qual ela concordou em enviar “imediatamente 10.000 soldados mexicanos para a fronteira que separa o México dos Estados Unidos”. Ele afirmou que esses soldados terão a missão específica de “parar o fluxo de fentanil e migrantes ilegais para o nosso país”.
Sheinbaum também divulgou detalhes do acordo em uma postagem no X (antigo Twitter), destacando que os EUA estão “comprometidos em trabalhar para prevenir o tráfico de armas de alto poder para o México”, e que as equipes de ambos os países começarão a trabalhar imediatamente em duas frentes: segurança e comércio. Ela afirmou em espanhol que o México “vai reforçar imediatamente a fronteira norte com 10.000 membros da Guarda Nacional para impedir o tráfico de drogas do México para os Estados Unidos, especialmente o fentanil”.
No sábado, Trump assinou ordens para impor tarifas de 25% sobre as importações do México e do Canadá, além de uma taxa de 10% sobre produtos da China. As novas tarifas deveriam entrar em vigor às 12h01 de terça-feira, causando uma queda nos mercados dos EUA na manhã de segunda-feira, com o temor de que os preços dos produtos de consumo aumentassem. O México e o Canadá anunciaram que aplicariam tarifas retaliatórias sobre os produtos americanos, o que gerou preocupações sobre uma possível guerra comercial que poderia afetar negativamente a economia entre os EUA e seus vizinhos.
Mais cedo na segunda-feira, Trump também postou que teve uma conversa telefônica com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e que faria outra ligação à tarde.
Fonte: CBS