Autoridades da Carolina do Sul alertaram moradores, na quinta-feira (7), para trancar portas e janelas após mais de 40 macacos escaparem de uma instalação de pesquisa. Até esta sexta-feira (8), não havia indícios de que os macacos fugitivos haviam sido capturados.
Os primatas fugiram de uma instalação da Alpha Genesis, no condado de Beaufort, e armadilhas foram instaladas, além de câmeras térmicas estarem sendo usadas na tentativa de localizar e capturar os animais, informou o Departamento de Polícia de Yemassee. Em uma atualização postada nas redes sociais na noite de quinta-feira, a polícia disse que pelo menos alguns dos primatas haviam sido avistados em uma região de mata perto da instalação e pediu que os moradores evitassem se aproximar dos animais.
“A equipe da Alpha Genesis está tentando atrair os animais de volta com comida para garantir a captura segura”, informou a polícia.
A Alpha Genesis confirmou que 43 macacos rhesus fugiram de um cercado na instalação da empresa. As autoridades disseram que os primatas eram “fêmeas muito jovens, pesando cerca de 2,5 a 3,5 kg” e nunca haviam sido usadas para testes devido à sua idade.
“Os moradores são fortemente aconselhados a manter portas e janelas trancadas para evitar que esses animais entrem em casas”, alertou a polícia mais cedo. “Se avistar algum dos animais fugitivos, por favor, entre em contato com o 911 imediatamente e evite se aproximar deles.”
Greg Westergaard, CEO da Alpha Genesis, disse que a fuga dos macacos é “frustrante” e que ele “espera por um final feliz”, com os macacos voltando por conta própria.
Westergaard explicou que um cuidador inadvertidamente não trancou uma porta do cercado, permitindo que os macacos escapassem.
O Departamento de Polícia de Yemassee informou que vários policiais estavam trabalhando com a equipe da Alpha Genesis para recapturar os primatas.
“Queremos assegurar à comunidade que não há risco à saúde relacionado a esses animais”, disse a polícia na atualização de quinta-feira.
De acordo com o site da Alpha Genesis, a empresa cria macacos e oferece “produtos de primatas não humanos e serviços de biotecnologia” em todo o mundo. Os testes clínicos da empresa supostamente incluem pesquisas sobre distúrbios cerebrais progressivos.
A Alpha Genesis afirma que sua equipe de técnicos veterinários e especialistas em animais trabalha com macacos cynomolgus, rhesus e macacos-prego.
O jornal Post and Courier informou no ano passado que a Alpha Genesis ganhou um contrato federal para supervisionar uma colônia de 3.500 macacos rhesus na Ilha Morgan, na Carolina do Sul, conhecida como “Ilha dos Macacos”. Os macacos rhesus foram trazidos para os EUA na década de 1970 para pesquisa biomédica em laboratórios, de acordo com o New England Primate Conservancy.
Os macacos rhesus são “audaciosos, extremamente curiosos e aventureiros”, e a espécie é “altamente adaptável para coexistir com os seres humanos”, segundo o conservatório.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA confirmaram em um comunicado que os macacos viviam anteriormente na Ilha Morgan como “macacos de vida livre” e foram trazidos para a instalação da Alpha Genesis “para serem condicionados a conviver com pessoas.”
No ano passado, na Pensilvânia, dezenas de macacos de laboratório escaparam após um caminhão que transportava 100 dos animais ter se acidentado. Todos os primatas foram posteriormente localizados.
Fonte: CBS