Ativistas pedem a Joe Biden que estenda o TPS para milhares de imigrantes

Ativistas e beneficiários pediram esta semana ao presidente Joe Biden que estendesse uma proteção imigratória que protege 863,880 estrangeiros nos Estados Unidos cujas autorizações expiram entre 2025 e 2026, sob o Status de Proteção Temporária (TPS).

O status de TPS é concedido por períodos de 6, 12 ou 18 meses, períodos que podem ser estendidos se o país de origem dos beneficiários continuar a atender às condições necessárias para sua designação.

No entanto, como o próprio nome indica, o TPS é temporário, portanto não é um mecanismo para obter residência permanente legal ou cidadania americana, o que gera incerteza entre aqueles que o obtêm, pois sempre devem recorrer a uma decisão de renovação, realocação ou extensão.

Desse número, a maioria é de venezuelanos (344,335), haitianos (200,005) e salvadorenhos (180,375) que, juntamente com outras nacionalidades, são favorecidos com o Status de Proteção Temporária.

O programa TPS foi criado pelo Congresso em 1990 para oferecer proteção temporária a pessoas de países que estejam passando por conflitos armados, desastres ambientais ou outras condições extraordinárias. Desde então, o governo dos EUA tem o poder de conceder o TPS a imigrantes.

Atualmente, 16 países são designados para o Status de Proteção Temporária (TPS) nos Estados Unidos.

Afeganistão, Birmânia (Myanmar), Camarões, El Salvador, Etiópia, Haiti, Honduras, Nepal, Nicarágua, Somália, Sudão, Sudão do Sul, Síria, Ucrânia, Venezuela e Iêmen.

Os beneficiários do TPS têm os seguintes benefícios:

Eles não podem ser deportados dos Estados Unidos enquanto o TPS for válido.
Eles podem solicitar uma permissão de trabalho.
Podem solicitar permissão para viajar para fora dos Estados Unidos e depois retornar.
Podem patrocinar a entrada nos EUA de pessoas de Cuba, Haiti, Nicarágua ou Venezuela.
Esta semana, ativistas e beneficiários estavam a poucos metros da Casa Branca, levantando suas vozes para que a proposta fosse ouvida naquele órgão executivo.

Em seu governo anterior (2017-2021), o presidente Donald Trump questionou o programa de imigração e quis eliminar a proteção para seis países: El Salvador, Haiti, Nicarágua, Honduras, Sudão e Nepal, portanto, há muita incerteza quanto à decisão que o novo presidente, que durante sua campanha prometeu resolver o caos na fronteira sul criado pelas políticas de imigração flexíveis do governo de Joe Biden e Kamala Harris, tomaria.

Os ativistas estão pedindo a Joe Biden que estenda esse alívio por pelo menos 18 meses, o que lhe permite, de acordo com a lei, estender a permissão de trabalho para essas pessoas e protegê-las da deportação.

Os participantes da chamada destacaram a contribuição econômica feita pelos beneficiários do TPS e as raízes que a maioria dos beneficiários do TPS com filhos cidadãos americanos tem nos Estados Unidos.

Entre as propostas que foram feitas está a de uma extensão automática, que descongestionaria os processos dos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) e daria segurança aos imigrantes para criar um plano de ação.

Eles também pediram ao presidente Biden que estendesse a designação para incluir imigrantes sem documentos de todos os 16 países que chegaram após o prazo estabelecido pelo governo para cada país.

A TPS Alliance liderou a convocação em Washington DC para exigir que o governo Biden estenda o Status de Proteção Temporária (TPS).

Estender o TPS por 18 meses para todos os países com TPS, com ênfase no momento da próxima renovação/terminação.

Solicitações ao Congresso

Apoiar a legislação que concede residência permanente aos beneficiários do TPS.
Solicitar ao governo que cumpra sua promessa e processe os pedidos de liberdade condicional e de refugiados do programa de menores desacompanhados da América Central. A maioria dos solicitantes são filhos de beneficiários do TPS.
O Status de Proteção Temporária (TPS) nos Estados Unidos dura até que o Departamento de Segurança Interna (DHS) encerre a designação do país. A duração do TPS pode variar de acordo com a nacionalidade e pode ser estendida de acordo com as condições de cada situação.

O TPS (Temporary Protected Status, Status de Proteção Temporária) é um tipo de status de imigração para pessoas que já estão nos Estados Unidos e que não podem retornar ao seu país de origem devido a perigos, como conflitos armados, catástrofes ambientais ou outros perigos temporários.//AUSA

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Festa de aniversário do DJ Leo é marcada por organização e alegria no clube latino Vila Cantina

Festa de aniversário do DJ Leo é marcada por organização e alegria no clube latino Vila Cantina

by Andressa Miquilino Charleston, Carolina do Sul — O dia 23 de novembro entrou para a memória de fãs, amigos e familiares do DJ Leo como uma noite especial de

Festival anual de luzes de Natal acontece em James Island

Festival anual de luzes de Natal acontece em James Island

by Morgana Bezerra O Festival das Luzes do feriado começou no James Island County Park. O 35º Festival de Luzes de Natal estará aberto todas as noites das 17h30 às

Universidades dos EUA alertam estudantes sobre riscos de deportação por Trump: ‘Eles estão preocupados’

Universidades dos EUA alertam estudantes sobre riscos de deportação por Trump: ‘Eles estão preocupados’

Universidades dos EUA têm alertado estudantes e funcionários estrangeiros sobre os riscos de deportação em massa prometidos pelo presidente eleito Donald Trump. Segundo a BBC, as instituições estão aconselhando o

Trump não pode eliminar a cidadania por nascimento, pois é direito de acordo com Constituição

Trump não pode eliminar a cidadania por nascimento, pois é direito de acordo com Constituição

O presidente eleito, Donald Trump, quer acabar imediatamente com a cidadania de nascença para filhos de imigrantes que não estão legalmente no país. De acordo com a Agenda 47 de

O medo de empresários diante da promessa de deportações em massa

O medo de empresários diante da promessa de deportações em massa

Os planos de Trump para endurecer a imigração nos EUA, incluindo a deportação de milhões de imigrantes indocumentados, geram preocupação em setores-chave da economia. Segundo o UC Davis Global Migration

Ativistas pedem a Joe Biden que estenda o TPS para milhares de imigrantes

Ativistas pedem a Joe Biden que estenda o TPS para milhares de imigrantes

Ativistas e beneficiários pediram esta semana ao presidente Joe Biden que estendesse uma proteção imigratória que protege 863,880 estrangeiros nos Estados Unidos cujas autorizações expiram entre 2025 e 2026, sob