Por Priscylla Silva, Redatora SmartNews USA – Charleston, SC
Governo norte-americano promove aplicativo de autodeportação com auxílio de US$ 1 000 e orienta imigrantes sem documentação para saída organizada, em meio a políticas mais rígidas de controle migratório.

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou, no início de dezembro de 2025, um vídeo dirigido a imigrantes em situação irregular nos Estados Unidos incentivando o uso de um novo aplicativo oficial para solicitar retorno voluntário ao país de origem.
Essa iniciativa foi caracterizada como uma “oferta de fim de ano” pelo Departamento de Segurança Interna (DHS), órgão federal responsável pelo controle migratório e pela aplicação das leis de fronteira.
A mensagem divulgada na peça de comunicação, traduzida para o português, convida imigrantes sem status legal a baixarem o aplicativo CBP Home para preencherem suas informações e, assim, iniciarem o processo de retorno.
O DHS afirma que a plataforma foi criada para agilizar pedidos de repatriação voluntária de forma organizada, sem custo para o participante.
Segundo o conteúdo divulgado, aqueles que optarem por utilizar o aplicativo e deixarem o país por conta própria receberão um auxílio financeiro de US$ 1 000 ao chegarem em seus países de origem.
No vídeo, a iniciativa é apresentada com o seguinte apelo: “Você é um imigrante ilegal nos Estados Unidos? Está procurando o presente de fim de ano perfeito para sua família? (…) Baixe o aplicativo e preencha suas informações. Nós cuidaremos dos preparativos da sua viagem.”
O lançamento da campanha ocorre em um contexto em que o governo norte-americano tem adotado medidas mais rigorosas para conter a imigração irregular, incluindo estímulos à saída voluntária e outras ações de aplicação da lei migratória.
A divulgação do serviço digital integra esforços mais amplos de fiscalização e controle das fronteiras e de redução do número de pessoas em situação irregular no país.
//Fontes: Metropoles; Arquivo SA