Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Um vírus respiratório está se espalhando na China

Cinco anos depois do Covid-19 começar a se espalhar na cidade chinesa de Wuhan, os casos de metapneumovírus humano, que também causa infecções respiratórias, aumentaram no país, principalmente entre as crianças.

Entre 23 e 29 de dezembro, os casos de HMPV aumentaram em relação à semana anterior, principalmente no norte da China e em crianças menores de 14 anos, informou o Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças na quinta-feira (2). Os casos de influenza, rinovírus e mycoplasma pneumoniae também aumentaram, segundo o Centro.

Vídeos online de hospitais lotados na China são uma reminiscência dos primeiros dias da pandemia de Covid-19, e as pesquisas no Google nos EUA relacionadas ao HMPV e à probabilidade de uma pandemia iminente e de lockdowns aumentaram nos últimos dias.

Mas o HMPV não representa uma ameaça semelhante ao Covid-19 porque não é um vírus novo, significando que os especialistas entendem como ele afeta os seres humanos e a maioria das pessoas já tem alguma imunidade contra ele.

O HMPV causa sintomas semelhantes aos do resfriado que normalmente não requerem tratamento

O HMPV geralmente causa sintomas semelhantes aos do resfriado, como tosse, chiado no peito, coriza e dor de garganta, que desaparecem sozinhos em três a seis dias. Mas pode levar a condições mais graves, como bronquite ou pneumonia, principalmente em crianças pequenas, adultos com mais de 65 anos e pessoas imunocomprometidas. As infecções são mais comuns nas estações mais frias.

A maioria das pessoas contrai o HMPV antes de completar 5 anos de idade, portanto, os sintomas tendem a ser mais graves em crianças, pois elas ainda não desenvolveram imunidade contra o vírus. Uma pessoa ganha alguma imunidade ao vírus quando o contrai pela primeira vez, portanto, os sintomas geralmente são leves se ela for reinfectada.

Ele se espalha por meio de tosse e espirro, contato direto com uma pessoa infectada ou toque em superfícies contaminadas com o vírus, como telefones.

Não há medicamentos antivirais para o HMPV, mas se o paciente ficar gravemente doente, os médicos poderão usar oxigenoterapia para ajudá-lo a respirar ou antibióticos para tratar infecções secundárias. Não existe uma vacina, mas há algumas em desenvolvimento.

Ao contrário do Covid-19, o HMPV não é um vírus novo

O HMPV foi identificado pela primeira vez na Holanda em 2001, mas acredita-se que esteja infectando humanos há décadas.

“Isso é muito diferente da pandemia de Covid-19”, disse Jill Carr, virologista da Faculdade de Medicina e Saúde Pública da Universidade Flinders, na Austrália.

“O vírus era completamente novo em humanos e surgiu de uma propagação de animais e se espalhou para níveis pandêmicos porque não havia exposição prévia ou imunidade protetora na comunidade”, disse Carr sobre o Covid-19.

Há um amplo entendimento de como o HMPV se espalha e afeta os seres humanos, bem como testes de diagnóstico para identificá-lo.

“O HMPV certamente pode deixar as pessoas muito doentes, e o alto número de casos é uma ameaça aos serviços hospitalares eficazes, mas a situação atual na China com altos casos de HMPV é muito diferente das ameaças inicialmente representadas pelo SARS-CoV-2, resultando na pandemia de Covid-19”, disse Carr.

A Organização Mundial da Saúde não considera a HMPV na China como uma emergência

Um porta-voz da Organização Mundial da Saúde disse ao Business Insider por email que níveis mais altos de doenças respiratórias, incluindo o HMPV, são esperados nesta época do ano, acrescentando que a taxa de “atividade da gripe” foi menor do que no mesmo período do ano passado.

Na quinta-feira, o CDC chinês aconselhou as pessoas a tomarem precauções de saúde, como manter uma boa higiene, cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel ou cotovelo ao tossir ou espirrar, lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos e usar máscaras em espaços lotados.

No entanto, em uma coletiva de imprensa na sexta-feira (3), o governo chinês pareceu se opor à especulação online de que a situação poderia sobrecarregar os hospitais e levar a uma nova pandemia, informou o The Guardian.

“As infecções respiratórias tendem a atingir o pico durante a temporada de inverno”, disse Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, na sexta-feira. “As doenças parecem ser menos graves e se espalharam em uma escala menor em comparação com o ano anterior.”

A China precisa compartilhar seus dados sobre o vírus para reduzir o risco de uma crise de saúde pública

Vasso Apostolopoulos, professora de Imunologia da Escola de Saúde e Ciências Biomédicas da Universidade RMIT, na Austrália, disse que o número crescente de casos e a pressão sobre os sistemas de saúde em áreas densamente povoadas como a China destacam a necessidade de estratégias de vigilância aprimoradas. “Garantir o monitoramento eficaz e respostas oportunas será fundamental para mitigar os riscos à saúde pública desse surto”, disse ela.//AUSA

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Sunshine Store by Janaína inaugura em Wilmington com proposta de moda feminina elegante e acessível

Sunshine Store by Janaína inaugura em Wilmington com proposta de moda feminina elegante e acessível

Por Morgana Bezerra A cidade de Wilmington acaba de ganhar mais cor, elegância e representatividade brasileira com a chegada da Sunshine Store by Janaína — um espaço pensado para valorizar

Grupo aliciou e enviou mais de 250 brasileiros para os EUA. HSI e PF prenderam brasileiro em Boston-MA

Grupo aliciou e enviou mais de 250 brasileiros para os EUA. HSI e PF prenderam brasileiro em Boston-MA

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quarta-feira (26/3) mandados de busca e de prisão contra uma organização criminosa investigada pelo contrabando de migrantes brasileiros para os Estados Unidos. Segundo

Centenas de motoristas imigrantes são presos durante “blitz” em rodovia do Tennessee, com apoio a Polícia local

Centenas de motoristas imigrantes são presos durante “blitz” em rodovia do Tennessee, com apoio a Polícia local

Vários motoristas em South Nashville foram detidos pelo Departamento de Imigração e Alfândega na noite de sábado, provocando indignação de ativistas e políticos. Testemunhas oculares relataram que o ICE trabalhou

Formiga venenosa invasora preocupa autoridades no sudeste dos EUA

Formiga venenosa invasora preocupa autoridades no sudeste dos EUA

Uma espécie de formiga conhecida como formiga asiática de agulha está chamando a atenção de especialistas e autoridades de saúde nos estados do sudeste dos Estados Unidos. Apesar de já

Governo Trump pagará US$ 1.000 a imigrantes que deixarem os EUA voluntariamente

Governo Trump pagará US$ 1.000 a imigrantes que deixarem os EUA voluntariamente

O governo do ex-presidente Donald Trump lançou nesta segunda-feira (5) um novo programa de incentivo à saída voluntária de imigrantes em situação irregular nos Estados Unidos. A iniciativa prevê o

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

Um dia depois de o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, anunciar inovações no Pix, o órgão divulgou as datas prováveis para o lançamento de três funcionalidades no sistema